ARJ - Aikido Rio de Janeiro

 
 

O Aikido Rio de Janeiro é uma associação que congrega diversas academias no Estado do Rio de Janeiro sob a supervisão do seu Presidente, o Professor Ichitami Shikanai, 7o Dan, representante da Fundação Aikikai em Tóquio, Japão.

O Presidente Honorário da associação é o Professor Teruo Nakatani, introdutor do aikido no Rio de Janeiro em 1962.

Em 1967 foi criada a Associação Carioca de Aikido na Barata Ribeiro em Copacabana. Era então a única academia de aikido existente na cidade. Em 1975, o Professor Nakatani traz do Japão o seu substituto, o Professor Ichitami Shikanai. Com a expansão do aikido ao longo dos anos, vários grupos foram se formando, alguns oriundos desse nucleo central.



Prof. Bento Guimarães, 6º Dan
 

Shihan Ichitami Shikanai, 7º Dan - Atual Presidente do A,R.J. (Aikido Rio de Janeiro)
   

Sucedendo a Associação Carioca, foi criada em 1987 a Associação Aikido Rio de Janeiro, ARJ, tendo como Presidente de Honra o professor Nakatani e como presidente e supervisor o professor Shikanai.

O ARJ tem como missão principal ensinar o Aikido respeitando a imagem e as motivações de seu fundador, Morihei Ueshiba, e da Fundação Aikikai no Japão. É também sua preocupação fundamental preservar a arte e a cultura japonesa manifestadas na prática do Aikido, Jodo e Iaido.

 



Prof. Alberto Ferreira demonstrando uma técnica, na sede do ARJ


Da esquerda para direita: Alberto Ferreira, José Ortega, Bento Guimarães, Shihan Ichitami Shikanai, Pedro Paulo.

 
 
^ topo