Aikido Alberto Ferreira

 
 

No ano de 1978 o Sensei Ichitami Shikanai já estava estabelecido em Niterói, no antigo Dojo da Rua Aurelino Leal, com alguns dos alunos herdados do Sensei Teruo Nakatani.

Ali então começaram a ingressar os primeiros alunos diretos do Sensei Shikanai. Foi neste período que Professor Alberto Ferreira começou seu caminho dentro do Aikido.

 



Professor Alberto Ferreira

Na época, ele trabalhava no Estaleiro CEC, que ficava nas imediações do dojo. O Prof. Alberto vinha passando distraidamente pela calçada, quando ouviu sons (KIAIS) emitidos da sobre loja, que lhe chamaram a atenção. Eram aulas de karate, ministradas no mesmo dojo.

Ele que já há muito tempo simpatizava com artes marciais, decidiu que iria voltar no dia seguinte, para se matricular no karate. Lá chegando, encontrou o sensei Shikanai, que começou a lhe dar algumas instruções. Logo o Prof. Alberto esqueceu sua intenção inicial de matricular-se no karate, ingressando direto na prática do AIKIDO. Treinando com afinco, tornou-se um dos primeiros faixas-pretas diretos do Sensei Shikanai.



Carteira de afiliação do Professor Alberto - Niterói, década de 70

Prof. Alberto ministra aulas desde 1981, conciliando outras atividades paralelamente, de diferentes naturezas. Ajudou e participou das aulas no templo Oomoto em Jandira, SP, e deu aulas na Academia do sensei Shikanai ainda em Niterói.



Exame de graduação - Antigo Dojo Shikanai - Niterói, década de 70


Hoje vive exclusivamente do Aikido, sendo um dos membros fundadores do A.R.J. Aikido Rio de Janeiro. É 5º dan de Aikido direto pela Fundação AIKIKAI (Tóquio, Japão) e pelo Sensei Shikanai direto desde da Faixa Branca.

 

 

 

 

 

 

 

^ topo

   




Treinamento - Jandira, SP - Sede da Oomoto

Paralelamente à atividade de ensino do Aikido, o Prof. Alberto desenvolveu, em parceria com o Sensei Shikanai, uma incrível habilidade, tornando-se Artesão Armeiro. Confecciona armas para treinamento de Aikido (bokkens, shotos, Jos, Tantos). Todas as peças passam por rigorosos testes de qualidade, sendo avaliadas por ninguém menos que o próprio Sensei Shikanai. Tem sua habilidade na fabricação destas armas reconhecida internacionalmente. Exporta para todos os países e atende a todos os estilos e modelos de armas de Aikido, Jodo, Kendo. Também confecciona Hakamas e Doguis (Kimonos) de excelente qualidade. Todas as peças podem ser visualidas através da nossa seção NIÔ.

Prof. Alberto Ferreira ministra aulas em vários Dojos e diversos locais no Rio de Janeiro e Grande Rio, como por exemplo em Niterói, que é o único diretamente supervisionado pelo Sensei Shikanai, tendo seus alunos o privilégio de ter contato e instrução mensal direta do Sensei em aulas exclusivas para os membros da A.R.J.



Momento de descontração com o Prof. Nelson - Jandira, SP


Hoje o Prof. Alberto treina paralelamente, com muita dedicação, o Jodo, e sempre é convidado a participar dos principais semanários do país de Aikido e Jodo.



Dojo En - Seminário Internacional de Jodo


Com seu Aikido vigoroso e sua discipilna rígida, é uma pessoa carismática, de muito caráter, e querido por todos os seus alunos. Contrubui muito para a divulgação do Aikido e do Jodo, e na observação de todas as suas tradições
mais antigas.

Completou no ano de 2008 os seus 30 anos de prática do Akido, todos estes diretamente ligados e fiéis ao seu professor e seus alunos.



Prof. Alberto recebe do Sensei Shikanai o seu diploma de 5º dan