Iaido
É a arte da espada que faz parte da esgrima japonesa, hoje em dia conhecida como Kendo. Se comparado a uma bicicleta, o Kendo seria uma roda e o Iaido a outra.
A técnica de sacar a espada, Iaijutsu ou Battojutsu, teve grande desenvolvimento com o mestre Shigenobu Jinsuke Hayashizaki. Shigenobu viveu no mosteiro Hayashizaki Myojin, atualmente prefeitura de Yamagata.
Na sua vida monástica teve uma revelação, sintetizando assim esta arte marcial denominada Hayashizaki-ryû ou Shigenobu-ryû. Desde a sua morte, é reconhecido como o fundador do Iai.
Hakudo Nakayama foi o responsável pelo resgate do Iaido contemporâneo, depois da era dos samurais. Os seguidores chamam seu estilo de Muso Shinden Ryû, hoje em dia com o maior número de praticantes no Japão. Na década de 70, a Federação de Kendo do Japão convocou uma comissão e estabeleceu o Seitei Iai. Com o desenvolvimento do Iai-to (espada de metal com bainha e sem corte) aumentou consideravelmente o número de praticantes.
Diferencia-se como arte marcial pelo seu desenvolvimento sem um parceiro real. A base inicial do treinamento é embainhar e desembainhar a espada. Seu ideal não é cortar o oponente e sim fazê-lo recuar, permanecendo assim a espada dentro da bainha. O treinamento é feito sempre imaginando-se uma situação crítica. No 1º kata você começa sentado imaginando um adversário sentado próximo. No 7º kata você é levado por três adversários, o primeiro à sua frente, o segundo do lado direito e o terceiro do lado esquerdo.
Fonte: Website Nakatani Dojo Belo Horizonte